Notícias de saúde

Exame Pode Detectar Diabético sob Risco de Doença Cardíaca

Por Suzanne Rostler

NOVA YORK (Reuters Health) - Um exame de imagem rápido e não-invasivo das artérias pode ajudar médicos a detectar e tratar sinais precoces de doenças cardíacas em pessoas com diabete do tipo 1, afirmam pesquisadores.

Normalmente o exame, tomografia computadorizada com feixe de elétron (EBT), é usado para verificar depósitos de cálcio em artérias e sinais precoces de doenças cardíacas.

De acordo com descobertas de um estudo publicado na edição de setembro de Diabetes, a quantidade de calcificação detectada pela EBT parece estar relacionada ao risco de doença cardíaca em diabéticos do tipo 1 (dependente de insulina).

Pessoas com diabete do tipo 1 não produzem insulina, um hormônio que ajuda a glicose (açúcar) dos alimentos a entrar nas células para ser usada como energia, em quantidade suficiente.

"Muitas pessoas que desenvolvem doenças cardíacas relacionadas a diabete não são avisadas pela pressão sanguínea ou pelas leituras de colesterol", disse Trevor Orchard, coordenador do estudo, referindo-se ao métodos comuns para detectar cardiopatias.

"Há algo mais acontecendo", afirmou Orchard.

Doenças cardíacas são a principal causa de morte entre pacientes com diabete do tipo 1.

Essas pessoas tendem a desenvolver doenças cardíacas mais do cinco vezes do que a taxa encontrada entre as pessoas sadias. Embora o estudo sugira que a EBT pode identificar o que não se determina pelos exames atuais, ainda é muito cedo para recomendar a EBT como um teste regular para doenças cardíacas em pacientes diabéticos, destacou Orchard.

Os pesquisadores utilizaram a EBT em mais de 300 adultos com diabete do tipo 1. O exame detectou doenças cardíacas em 84 por cento dos homens e em 71 por cento das mulheres, que realmente apresentavam a condição, conforme outros testes mais invasivos.

Orchard explicou que os homens tendem a reter mais cálcio em suas artérias do que as mulheres.

"Descobrir uma maneira de identificar pessoas sob alto risco precocemente é crucial na prevenção da alta mortalidade e no sofrimento que muitos pacientes diabéticos do tipo 1 passam (por causa) de doenças cardíacas", disse Orchard em um pronunciamento.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários