Notícias de saúde

Consumo Precoce de Álcool Aumenta Risco de Lesões

CHICAGO (Reuters) - Pessoas que começam a beber na adolescência são mais propensas a ter problemas com o álcool na idade adulta e correm mais risco de se machucar sob influência da bebida, informaram pesquisadores na terça-feira.

Comparados a quem começa a beber na idade legal de 21 anos, os que já bebem regularmente antes dos 14 anos são três vezes mais propensos a desenvolver dependência ao álcool e 12 vezes mais propensos a se machucar.

"Ferimentos não intencionais são as maiores causas de morte entre pessoas até 34 anos de idade. É um problema muito grave", disse Ralph Hingson, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston.

Em 1977, houve 92.253 mortes nos Estados Unidos causadas por ferimentos não intencionais, segundo estatísticas do governo federal citadas no estudo publicado na edição desta semana do Journal of American Medical Association (Jama).

Quase metade dessas mortes foram causadas por acidentes de automóveis e as demais provocadas por quedas, afogamentos, queimaduras ou ferimentos por tiros acidentais.

Tanto nos acidentes automobilísticos quanto nos demais, o álcool esteve envolvido em 38 por cento dos casos. O levantamento com mais de 42 mil adultos, realizado em 1992 pelo Census Bureau dos Estados Unidos, verificou que as pessoas que começam a beber cedo são mais propensas a colocar-se em situações de risco.

Quanto mais cedo o jovem começa a beber, maior o risco de se machucar e ter problemas causados pelo álcool, de acordo com o estudo.

"Jovens se colocam em situações de maior risco quando estão sob influência do álcool" disse Higson em entrevista por telefone.

"Os profissionais de saúde deveriam questionar seus pacientes, particularmente adolescentes, sobre seus hábitos de consumo de álcool e explicar os riscos", disse o pesquisador.

Dificultar o acesso de adolescentes ao álcool, educar os pais e adotar leis rígidas para impedir a venda de bebidas para menores podem ajudar reduzir o problema, disse Hingson.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários