Notícias de saúde

Consumo habitual de álcool aumenta risco de doenças cardíacas em jovens

17 de outubro de 2022 (Bibliomed). As diretrizes recomendam que todos os fatores de risco para fibrilação atrial de início precoce, incluindo fatores de estilo de vida, sejam manejados de modo proativo, considerando o mau prognóstico da doença. Não se sabe muito sobre a associação da ingestão cumulativa de álcool com o risco de fibrilação atrial em adultos jovens de 20 a 39 anos, especialmente entre os indivíduos de usam álcool de modo pesado.

Estudo coreano recente buscou explorar a associação do consumo de álcool com o risco de fibrilação atrial incidente em adultos jovens.

Neste estudo de coorte, incluindo 1.537.836 adultos com idades entre 20 e 39 anos, um risco até 25% maior de fibrilação atrial incidente foi associado a uma maior carga cumulativa de álcool por 4 anos e até 47% com consumo pesado sustentado por mais de 4 anos.

Portanto, situações de ingestão de bebida moderada a pesado persistente e de uma maior carga cumulativa de consumo de álcool foram associados a um risco aumentado de fibrilação atrial em adultos jovens de 20 a 39 anos, sugerindo a necessidade de educação sobre o risco de fibrilação atrial em jovens bebedores pesados.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.29799.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários