Notícias de saúde

Qualquer quantidade de bebida alcoólica aumenta risco de demência

07 de outubro de 2025 (Bibliomed). A ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica está associada a um maior risco de demência, afirma estudo realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de quase 560.000 pessoas que participaram de dois estudos de larga escala nos EUA e no Reino Unido. Em média, as pessoas foram acompanhadas por cerca de quatro anos no grupo dos EUA e 12 anos no grupo do Reino Unido.

Mais de 90% dos participantes afirmaram ter consumido álcool, disseram os pesquisadores. Eventualmente, mais de 14.500 desenvolveram demência. A princípio, os resultados do estudo pareciam indicar um efeito protetor para o consumo moderado de álcool.

Em comparação com pessoas que consumiam menos de sete doses por semana, os pesquisadores descobriram que havia um risco 41% maior de demência entre abstêmios e bebedores pesados ??que consumiam 40 ou mais doses por semana. Alcoólatras apresentaram um risco 51% maior. No entanto, quando os pesquisadores levaram em conta o risco genético dos participantes para demência e o consumo de álcool, os resultados mudaram.

Qualquer nível de consumo de álcool aumentava o risco de demência de uma pessoa, uma vez que a genética relacionada ao uso de álcool era considerada, com o risco aumentando constantemente à medida que o consumo de álcool aumentava. Além disso, a duplicação do risco genético para dependência de álcool foi associada a um aumento de 16% no risco de demência.

Aqueles que desenvolveram demência normalmente bebiam menos nos anos anteriores ao diagnóstico. Isso sugere que estudos anteriores que sugeriam um efeito protetor cometeram o erro de induzir causalidade reversa — presumindo que beber menos protegia o cérebro, quando, na verdade, o declínio cerebral precoce levou à redução do consumo de álcool.

Fonte: BMJ Evidence Based Medicine. DOI: 10.1136/bmjebm-2025-113913.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários