Notícias de saúde

Uma só dose de álcool pode ser suficiente para modificar o cérebro

19 de julho de 2023 (Bibliomed). Quais mudanças no cérebro acompanham a transição do consumo esporádico para o abuso crônico de álcool? Essa é a questão explorada por um projeto de pesquisa conjunto com grupos de universidades alemãs. A maioria das pesquisas científicas examinou os efeitos do consumo crônico de álcool no hipocampo – o centro de controle do nosso cérebro. Por causa disso, pouco se sabe sobre as interações neuronais agudas de fatores de risco críticos, como uma primeira intoxicação alcoólica em uma idade precoce.

Os pesquisadores descobriram que mesmo uma única administração de álcool altera permanentemente a morfologia dos neurônios. Em particular, a estrutura das sinapses, bem como a dinâmica das mitocôndrias, é influenciada pelo álcool. Usando o sistema de modelo genético da mosca da fruta Drosophila melanogaster, os pesquisadores demostraram que mudanças na migração das mitocôndrias nas sinapses reduzem o efeito recompensador do álcool. Esses resultados sugerem que mesmo um único evento de consumo pode lançar as bases para o vício em álcool.

A remodelação morfológica dos neurônios é uma base bem conhecida para o aprendizado e a memória. Esses chamados mecanismos de plasticidade celular, que são centrais para o aprendizado e a memória, também são considerados o cerne da formação de memórias associativas para recompensas relacionadas a drogas. Portanto, algumas das alterações morfológicas observadas podem influenciar a formação da memória relacionada ao etanol. Juntamente com a migração das mitocôndrias nos neurônios, que também são importantes para a transmissão sináptica e a plasticidade, os pesquisadores especulam que essas mudanças celulares dependentes do etanol são críticas para o desenvolvimento de comportamentos aditivos.

A equipe testou sua hipótese usando pesquisas em moscas-das-frutas e modelos de camundongos e encontrou mudanças induzidas pelo etanol em duas áreas: a dinâmica mitocondrial e o equilíbrio entre as sinapses nos neurônios. As mitocôndrias fornecem energia às células e especialmente às células nervosas. A fim de fornecer a energia ideal para as células, as mitocôndrias se movem. O movimento das mitocôndrias foi perturbado nas células tratadas com etanol. O equilíbrio químico entre certas sinapses também foi perturbado. Essas mudanças permaneceram permanentes e foram confirmadas por mudanças comportamentais nos animais: camundongos e moscas-das-frutas apresentaram aumento do consumo de álcool e recaídas de álcool mais tarde na vida.

Ambos os mecanismos observados podem explicar observações feitas em camundongos de que uma única experiência de intoxicação pode aumentar o consumo de álcool e a recaída de álcool mais tarde na vida. Esses mecanismos podem até ser relevantes para a observação em humanos de que a primeira intoxicação alcoólica em uma idade precoce é um fator de risco crítico para intoxicação alcoólica posterior e desenvolvimento de dependência alcoólica, segundo os pesquisadores. Isso significa que a identificação de mudanças duradouras dependentes do etanol é um primeiro passo importante para entender como o consumo agudo pode se transformar em abuso crônico de álcool.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2122477119.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários