Notícias de saúde

Contato diário com componentes químicos pode causar danos à saúde

25 de fevereiro de 2013 (Bibliomed). Sem nos darmos conta, entramos em contato diariamente com diversos componentes químicos artificiais. O que não sabemos é que esse contato pode impactar diretamente nosso sistema hormonal, o que leva ao desenvolvimento de doenças, problemas de fertilidade e males congênitos.

Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (ONU), o número de químicos EDCs, ou seja, aqueles com efeitos endocrinológicos, aumentou entre 2000 e 2012. O mais grave, de acordo com a organização, é que muitos não são testados quanto a seus efeitos na saúde humana e animal.

Os especialistas explicam que as pessoas estão expostas aos EDCs de diversas formas, incluindo a ingestão de comida, água, poeira, pela inalação e pela pele. Isso ocorre porque os químicos vêm de fontes variadas, entrando no meio ambiente durante a produção, uso ou eliminação dos próprios químicos e de seus derivados.

Acredita-se que a exposição a essas substâncias pode estar ligada a casos de câncer de mama, tireoide e próstata, deformações em bebês, hiperatividade em crianças, asma, obesidade, diabetes, males de Alzheimer e Parkinson, derrames e problemas de fertilidade. Além disso, as crianças podem entrar em contato com os EDCs ainda no útero materno.

Entre os produtos com aditivos estão embalagens, brinquedos, eletrônicos, móveis, produtos de limpeza, xampus, cremes, sabões e farmacêuticos.

Fonte: BBC, 19 de fevereiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários