Notícias de saúde

Autoteste de COVID-19 pode representar riscos se usados incorretamente

22 de abril de 2022 (Bibliomed). A U.S. Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória responsável pela proteção e promoção da saúde pública nos Estados Unidos, emitiu um alerta sobre o uso incorreto dos autotestes para COVID-19. De acordo com o FDA, os testes podem causar danos se não forem usados de acordo com as instruções dos fabricantes e também precisam ser mantidos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

De acordo com a agência, foram relatados casos de lesões causadas pelo uso incorreto de testes caseiros de COVID-19, incluindo:

- pessoas que acidentalmente colocaram solução de teste líquida em seus olhos quando pequenos frascos de solução de teste foram confundidos com colírios;
- pessoas que colocaram os swabs de coleta nasal na solução líquida antes de coletar no nariz (a solução líquida não deve tocar seu corpo).
- crianças colocando as peças de teste na boca e engolindo a solução de teste líquida.

De acordo com a agência, o autoteste é seguro quando os testes são usados e armazenados adequadamente. Eles oferecem uma maneira conveniente e importante para as pessoas verificarem se elas ou membros da família estão infectados com o coronavírus.

Contudo, as soluções líquidas do teste podem conter substâncias químicas irritantes ou tóxicas, como azida de sódio. Esses produtos químicos podem causar danos se entrarem em contato com a pele, nariz, boca ou olhos, ou se as peças de teste, como pequenos frascos contendo as soluções líquidas, forem engolidas.

As recomendações do FDA incluem:

- manter todas as peças dos kits de teste em casa fora do alcance de crianças e animais de estimação antes e após o uso. Além disso, guarda-lo em sua caixa até que esteja pronto para uso.
- seguir exatamente as instruções de teste passo a passo do fabricante. Ler as "Avisos, Precauções e Informações de Segurança" nas instruções de teste para obter uma descrição dos ingredientes químicos e recomendações para manuseio seguro. Isso também descreverá o que fazer em caso de contato acidental com olhos ou pele.
- manter a solução líquida longe da pele, nariz, boca e olhos, e não engolir a solução líquida.
- usar apenas o swab do kit de teste para coletar a amostra nasal.
- depois de realizar o teste, seguir as instruções sobre como jogar fora as peças de teste usadas, e lavar bem as mãos com água e sabão.
- em caso de envenenamento, entrar em contato com um profissional de saúde se a irritação da pele ou olhos não desaparecer após exposição ao produto. Caso quem tenha sido exposto seja o animal de estimação, entrar em contato com um veterinário.

Fonte: U.S. Food and Drug Administration (FDA).

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários