Notícias de saúde

Composto de soja aumenta eficácia de radioterapia

13 de abril de 2011 (Bibliomed). A soja pode ajudar no tratamento do câncer de pulmão. Segundo estudo da Universidade do Estado de Wayne, nos Estados Unidos, publicado na última edição do Journal of Thoracic Oncology, um componente presente na soja aumenta os efeitos da radiação para matar células do tumor.

Segundo os pesquisadores, esse componente pode ser um complemento ao tratamento capaz de reforçar os efeitos da radioterapia, além de proteger os pacientes de seus possíveis efeitos colaterais.

Gilda Hillman, coordenadora de pesquisa, diz que as pesquisas estão focando no potencial de componentes naturais e não-tóxicos da soja, chamadas isoflavonas, no intuito de ampliar o efeito da radiação contra as células do tumor e ao mesmo tempo proteger as células normais do pulmão contra danos causados pela radiação.

"Essas isoflavonas naturais da soja podem aumentar a sensibilidade das células cancerosas aos efeitos da radioterapia, inibindo os mecanismos de sobrevivência que as células cancerosas ativam para se proteger”, diz Hillman. "Ao mesmo tempo, as isoflavonas da soja também podem atuar como antioxidantes, que protegem os tecidos normais contra danos não intencionais da radioterapia", completa.

A formulação utilizada pelos pesquisadores é composta pelos três tipos principais de isoflavonas encontrados na soja: genisteína, daidzeína e gliciteína. Estudos anteriores já comprovaram a eficácia da genisteína no tratamento de câncer, mas a atual pesquisa mostra que o composto tem efeito antitumoral ainda maior.

Fonte: Diário da Saúde, 12 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários