Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Tomografia computadorizada (TC) de tórax (código da AMB 4.10.01.07-9)

O que é o exame: método de imagem que utiliza raios-x para captação de imagens transversais do tórax. O paciente deita sobre uma superfície e é movido para o interior de um tomógrafo. Pode ser necessária a injeção de um contraste na veia.

Para que serve: a TC de tórax é indicada, em geral, para avaliação de lesões pulmonares, massas ou tumores no pulmão ou mediastino, para determinação do tamanho, forma e posição de órgãos intra-torácicos e para visualização de hemorragias ou coleções líquidas na cavidade pleural ou mediastinal. Diversas alterações podem ser detectadas, como: linfadenopatias, bronquiectasia, tumores, cistos e nódulos pulmonares, alguns estágios de câncer de esôfago, aneurisma de aorta torácica, efusão pleural, pneumonia e suas complicações, tamponamento cardíaco, edema pulmonar, dentre outras.

Instruções para a realização do exame: deve-se informar ao médico a presença de alergias e eventuais dificuldades na realização de TCs anteriores.

- Em caso de uso de contraste ou sedativo, o paciente deve permanecer em jejum absoluto 4 a 6 horas antes do exame.

- Jóias (metais) devem ser removidas.

Riscos: a TC não é recomendada em gestantes pelos riscos de exposição aos raios-x. Pessoas com alergia ao contraste (geralmente iodado) podem ter náuseas, espirros, vômitos, coceira, urticária ou, raramente, anafilaxia. Em indivíduos com problemas renais, o contraste pode exercer efeitos tóxicos sobre o rim.

Fonte:

- PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.

- Medline Plus - US National Library of Medicine and National Institutes of Health.