Notícias de saúde

Covid-19: 1 em cada 8 pacientes tem inflamação cardíaca um ano depois

22 de junho de 2022 (Bibliomed). Um ano após serem hospitalizados com Covid-19, mais de 12% dos pacientes foram diagnosticados com inflamação cardíaca, de acordo com um novo estudo sobre os efeitos a longo prazo do vírus realizado por pesquisadores da Universidade de Glasgow e do NHS Greater Glasgow and Clyde, an Escócia.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam 159 pacientes hospitalizados com Covid-19 entre maio de 2020 e março de 2021. Um ano depois, muitos pacientes apresentavam condições de saúde contínuas. Os participantes foram questionados sobre suas próprias impressões sobre sua saúde. Eles também foram submetidos a exames de sangue e tomografia computadorizada e ressonância magnética de vários órgãos, incluindo coração, rins e pulmões. Os pesquisadores também avaliaram os resultados clínicos, incluindo sobrevida, readmissão hospitalar e encaminhamento para ambulatórios.

Os autores descobriram que ser hospitalizado com Covid-19 estava associado a uma pior qualidade de vida relacionada à saúde, bem como a ansiedade e depressão. As descobertas também mostraram que alguns pacientes sofrem impactos de longo prazo devido à gravidade dos sintomas do Covid-19, e não por problemas de saúde pré-existentes.

Dentro de 450 dias após deixar o hospital, um em cada sete pacientes morreu ou foi readmitido. Ao todo, dois em cada três necessitavam de atendimento ambulatorial. O estudo descobriu que o Covid longo parece afetar predominantemente as mulheres. Os pesquisadores encontraram uma ligação entre ser mulher e ter miocardite. Isso foi então amarrado com menor bem-estar mental e físico.

De acordo com os autores, esses resultados sugerem a necessidade de uso focado de exames médicos, desenvolvimento de novas terapias e reabilitação. Eles também destacam a importância da vacinação para ajudar a prevenir o Covid-19 grave.

Fonte: Nature Medicine. DOI: 10.1038/s41591-022-01837-9.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários