Publicidade

Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

PPD – tuberculina (código da AMB 4.03.07.63-8)

O que é o exame: teste que consiste na aplicação intradérmica, na face anterior do antebraço, de 0,1 mL de um derivado protéico purificado denominado tuberculina. Após 72 horas da aplicação é feita a medida do maior diâmetro transversal do nódulo palpável que se formou no local de infiltração da tuberculina.

Para que serve: avaliação da exposição ao bacilo causador de tuberculose (Mycobacterium tuberculosis) e da resposta à vacina antituberculose (BCG). É importante ressaltar que um resultado positivo nunca deve ser considerado diagnóstico de tuberculose, sendo importante a avaliação de parâmetros clínicos, radiológicos e de história de contato com indivíduo portador de tuberculose. Do mesmo modo, um resultado negativo não exclui totalmente a possibilidade de infecção pelo bacilo da tuberculose. Em formas graves de tuberculose (formas meníngea e miliar) e na tuberculose pleural, o PPD pode estar suprimido e retornar ao normal após início do tratamento.

Valor de referência: Diâmetro do nódulo

Fonte: Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini

 


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: