Notícias de saúde
29 de agosto de 2025 (Bibliomed). Um novo estudo publicado no New England Journal of Medicine comparou a eficácia de dois medicamentos amplamente utilizados no tratamento da obesidade: tirzepatida e semaglutida. A pesquisa envolveu 751 adultos com obesidade, mas sem diabetes tipo 2, que foram acompanhados durante 72 semanas.
Os participantes foram divididos aleatoriamente para receber uma das duas medicações por aplicação subcutânea semanal. O principal objetivo foi verificar a redução percentual do peso corporal durante o período do estudo. Ao final das 72 semanas, a tirzepatida apresentou resultados mais expressivos, com uma média de redução de peso de 20,2%, enquanto a semaglutida reduziu em média 13,7% do peso inicial.
Além da perda de peso, os participantes que utilizaram tirzepatida também apresentaram maior redução na circunferência abdominal: 18,4 cm, comparado a 13,0 cm no grupo da semaglutida. A tirzepatida também se destacou por proporcionar mais frequentemente reduções de peso superiores a 10%, 15%, 20% e até 25%.
Os efeitos colaterais mais comuns em ambos os grupos foram gastrointestinais (como náuseas e diarreias), geralmente leves a moderados, ocorrendo principalmente durante o período de ajuste de dose.
O estudo conclui que a tirzepatida é mais eficaz que a semaglutida para o tratamento da obesidade em pessoas sem diabetes, oferecendo uma nova opção promissora para a perda de peso de forma segura e eficaz.
Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2416394.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também