Notícias de saúde
29 de agosto de 2025 (Bibliomed). Um novo estudo publicado na JAMA Surgery mostra que a cirurgia bariátrica pode ser uma estratégia eficaz e economicamente viável para melhorar a sobrevida em pessoas com obesidade e cirrose hepática compensada. A pesquisa comparou dois tipos de cirurgia — gastrectomia vertical (sleeve) e bypass gástrico em Y de Roux — com um programa tradicional de mudança de estilo de vida.
Os dados analisaram mais de 37 mil veteranos norte-americanos entre 2008 e 2020. Entre os participantes com cirrose, aqueles submetidos à cirurgia viveram, em média, quase um ano a mais do que os que seguiram apenas o tratamento com mudanças no estilo de vida. Além disso, a cirurgia apresentou custo-efetividade: o custo por ano de vida ajustado pela qualidade (QALY) foi significativamente abaixo do limite considerado aceitável ($100 mil), especialmente nos pacientes com cirrose.
A cirurgia sleeve teve um custo de aproximadamente $18.700 por QALY ganho, enquanto o bypass ficou em torno de $44.700. Ambos os procedimentos mostraram ser ainda mais vantajosos quando se consideram os custos de longo prazo com complicações relacionadas à obesidade e à cirrose.
Os resultados apoiam o uso mais amplo da cirurgia bariátrica em pacientes com cirrose compensada e obesidade, oferecendo melhor qualidade de vida e redução dos custos com saúde no longo prazo.
Fonte: JAMA Surgery. DOI: 10.1001/jamasurg.2025.0490.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também