Notícias de saúde

Estimativa prevê aumento de câncer colorretal no Brasil

04 de dezembro de 2013 (Bibliomed). Estimativas do Ministério da Saúde indicam um possível crescimento do câncer colorretal entre a população brasileira. A "Estimativa 2014 - Incidência de câncer no Brasil", lançada pelo Ministério e pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), que 17.530 mulheres serão afetadas, superando, pela primeira vez, o número de casos de câncer do colo do útero, e ficando atrás, apenas, dos tumores de mama e de pele não melanoma.

Entre os homens, a estimativa é de 15.070 novos casos. Contudo, as taxas de cânceres de pele, próstata e pulmão tenderão a crescer neste grupo. Considerando que o de pele raramente é letal, o quadro muda. No total, com todos os tipos da doença, são previstos 576.580 novos casos.

O Ministério da Saúde informou que ouvirá especialistas para traçar medidas de rastreamento e diagnóstico do câncer colorretal, o que incluirá o aumento dos exames de fezes para verificar a presença de sangue.

O exame mais apurado, a colonoscopia, reconhece a lesão e, quando esse pólipo benigno é retirado do intestino, pode eliminar o risco da doença. Para os médicos, em função da incidência da doença, um rastreamento populacional com a pesquisa de sangue oculto (exame imunológico) é mais do que urgente.

Especialistas explicam que, sempre que possível, recomenda-se a realização da colonoscopia, o que, em pacientes sem risco genético para a doença, deve ser feita após os 50 anos. Em pessoas com histórico familiar da doença, o exame pode ser realizado antes dessa idade.

Fonte: SPS Comunicação, 02 de dezembro de 2013

Leia mais sobre colonoscopia em Boa Saúde

Café pode ajudar a prevenir o câncer colorretal. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários