Trabalho noturno pode aumentar o risco de câncer para mulheres | Blog de Boa Saúde

Trabalho noturno pode aumentar o risco de câncer para mulheres

Comentar

Saúde da mulher

destaque_enfermagemEstudo da Sichuan University, na China, sugere que mulheres que trabalham no turno da noite podem estar em maior risco para alguns tipos de cânceres. Os pesquisadores realizaram uma revisão de 61 estudos buscando uma associação entre o trabalho noturno de longa duração e o risco de 11 tipos de câncer. Os resultados mostraram que, entre trabalhadores noturnos, o risco de desenvolver câncer era 19% maior nas mulheres do que nos homens.

Publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, o estudo envolveu dados de quase quatro milhões de pessoas da América do Norte, Europa, Austrália e Ásia.

Analisando tipos específicos de câncer, os pesquisadores descobriram que, para mulheres que trabalham a noite, o risco de câncer de pele aumentou em até 41%, o risco e câncer de mama em até 32% e o risco de câncer gastrointestinal em até 18%. Contudo, o estudo não consegue provar que o trabalho noturno causa esses tipos de cânceres.

Quando se levou em consideração a localização, descobriu-se que apenas os trabalhadores do turno da noite da América do Norte e da Europa tinham maior risco de câncer de mama. Analisando enfermeiras que trabalham normalmente à noite, descobriu-se que o risco de câncer de mama pode ser de até 58% maior quando comparadas às que trabalham durante o dia. Além disso, enfermeiras que trabalham a noite tinham risco 35% para câncer gastrointestinal e 28% para câncer de pulmão.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, 08 de janeiro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>