Pais devem estar atentos a indícios de depressão em crianças e adolescentes

Comentar

Comportamento

destaque_crianca-birraOs casos de depressão em crianças e jovens crescem a cada ano, e esses nem sempre são identificados no início. Estudos mostram que, além da defasagem no diagnóstico, dois em cada três jovens não recebem o tratamento correto para a doença. Pesquisadores do University Hospitals Cleveland Medical Center, nos Estados Unidos, apontam que crianças e adolescentes com depressão podem apresentar alguns sintomas que indicam a necessidade de buscar ajuda médica.

Os especialistas explicam que crianças e adolescentes deprimidos tendem a apresentar mudanças em seu comportamento geral. Alguns se tornam mais irritados e perdem o interesse em atividades que antes lhe proporcionavam prazer. Outros apresentam mudanças nos hábitos de sono, como dormir muito pouco, muito ou tirar sonecas longas; retiram-se do convívio da família e dos amigos; têm dificuldade de concentração; e um declínio no desempenho escolar.

Outros sinais de aviso incluem: alterações no apetite; perda ou ganho de peso; fadiga ou perda de energia; falta de autoconfiança ou autoestima; sentimentos de inutilidade ou desesperança; automutilação; e pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.

As causas da depressão podem ser fatores externos, como estresse, bullying ou um evento traumático, ou ainda ser resultante de outras patologias. É importante que os pais, ao notarem mudanças no comportamento dos filhos busquem auxílio profissional de pediatras, psiquiatras e psicólogos, pois existem diversos tratamentos aos quais a criança pode ser submetida.

É possível ler mais sobre problemas emocionais em crianças e adolescentes no site da American Academy of Pediatrics.

Fonte: American Academy of Pediatrics, 18 de abril de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>