Dois em cada três adolescentes com depressão não recebem tratamento adequado

Comentar

Saúde do adolescente

destaque_adolescenteDe acordo com a American Academy of Pediatrics (AAP), cerca de 50% dos adolescentes com depressão são diagnosticados antes de atingirem a fase adulta, e até dois em cada três jovens depressivos não recebem cuidados adequados.

Pensando nisso, a AAP divulgou uma nova diretriz em um esforço para ajudar os médicos de cuidados primários sugerindo a triagem para depressão em todas as crianças e jovens com idade entre 12 e 21 anos. A recomendação anterior da U.S. Preventive Services Task Force era para triagem de jovens de 12 a 18 anos com histórico de transtorno depressivo maior.

As diretrizes, de acordo com a AAP, destinam-se a auxiliar clínicos de atenção primária na identificação e gerenciamento inicial de adolescentes com indícios de depressão. Quando identificado, é necessário que o adolescente seja encaminhado a um profissional especializado em saúde mental para definição da gravidade do caso e início do tratamento.

Pela diretriz, os pediatras são encorajados a conversar com seus pacientes jovens sozinhos, uma vez que a maioria deles não tem acesso a cuidados de saúde mental. Geralmente, pediatras usa um questionário autodeclarado para os adolescentes preencherem, incluindo informações sobre se ou com que frequência eles estão se sentem abatidos, deprimidos ou sem esperança e se eles têm pouco interesse ou prazer em fazer as coisas. Os padrões de sono também são examinados. Entretanto, a recomendação para que os pediatras conversem com os adolescentes se dá porque estes tendem a ser mais honestos em conversa direta do que quando respondem a questionários.

A depressão pode levar ao suicídio, que é a segunda causa de morte para crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 24 anos atrás de lesões involuntárias, de acordo com os USA Centers for Disease Control and Prevention.

Fonte: American Academy of Pediatrics (AAP), fevereiro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>