Hormônios sexuais podem causar enxaquecas em mulheres

Comentar

Saúde da mulher

destaque_dor-cabecaMulheres são a maioria dos pacientes com enxaqueca, mas, ainda não havia se encontrado um motivo que justificasse tal relação. Agora, pesquisadores da Universidade Miguel Hernandez, na Espanha, encontraram uma relação entre enxaqueca e os hormônios sexuais femininos.

Publicado na revista Frontiers in Molecular Biosciences, o estudo mostrou que os hormônios sexuais afetam as células ao redor do nervo trigêmeo e conectam os vasos sanguíneos na cabeça, o que, segundo os pesquisadores, contribui para a maior ocorrência de enxaqueca em mulheres do que em homens.

Os pesquisadores observaram que os estrogênios, que estão em seus níveis mais altos em mulheres em idade reprodutiva, desempenham um papel mais importante na sensibilização dessas células para os gatilhos da enxaqueca. Eles identificaram os papéis específicos dos hormônios, revisando décadas de literatura sobre os hormônios sexuais, a sensibilidade à enxaqueca e as respostas das células aos fatores desencadeantes da enxaqueca.

Os resultados mostraram que alguns, como a testosterona, parecem proteger contra enxaquecas, mas outros, incluindo a prolactina, parecem piorar as enxaquecas. Os canais de íons das células, que controlam as reações das células aos estímulos externos, são mais ou menos vulneráveis ​​aos gatilhos da enxaqueca, relatam os pesquisadores. De acordo com os pesquisadores, o estrogênio é a chave para entender a ocorrência da enxaqueca.

Como os papéis dos hormônios na enxaqueca são complexos, os pesquisadores disseram que muito mais pesquisas são necessárias para compreendê-lo. E o trabalho deles foi baseado em estudos in vitro e em animais, que, segundo eles, não se aplicam necessariamente a pessoas com enxaqueca humana. Os pesquisadores pretendem, agora, avençar para testes com humanos.

Fonte: Frontiers in Molecular Biosciences, 13 de agosto de 2018.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>