Dieta rica em fibra reduz risco de câncer de mama

1 Reply

Saúde da mulher

mulher01Uma alimentação rica em fibras ao longo da vida está diretamente relacionada a um menor risco de câncer de mama, mostrou estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores explicam que, a partir de outros estudos, sabe-se que o tecido mamário é particularmente influenciado substâncias cancerígenas e anticancerígenas na infância e adolescência, e que o estudo atual evidencia a importância da alimentação com fibras neste período da vida como prevenção do câncer no futuro.

Publicado na revista Pediatrics, o estudo envolveu dados do Nurses’ Health Study II, coletados em 1991 com 90.534 mulheres com idade entre 27 e 44 anos, e de questionários de seguimentos respondidos por 44.263 mulheres em 1998. Esses abordavam sua dieta durante o ensino médio.

Foram documentados 2.833 caos de câncer de mama invasivos durante os 20 anos de seguimento a partir do primeiro questionário, em 1991, e 1.118 casos entre as 44.263 mulheres do segundo grupo.  O risco de câncer de mama foi 12% e 19% menor, respectivamente, no primeiro e segundo grupo, entre as mulheres que comeram mais fibras no início da vida adulta. Entre as que consumiram mais fibras na adolescência, este risco era 16% e 24% menor, respectivamente.

Os cálculos dos pesquisadores indicaram que, para cada um adicional de 10 gramas de fibra por dia comido durante a idade adulta, o risco de câncer de mama diminuiu 13%.

Fonte: UPI, 01 de fevereiro de 2016

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *