Dieta pobre em nutrientes pode aumentar o risco de cânceres evitáveis

Comment

Comportamento Dieta

Uma dieta equilibrada é importante não apenas para manter a forma física, mas, principalmente, para estar saudável. Vários estudos ligam uma dieta pobre em nutrientes ao desenvolvimento de doenças e uma pior qualidade geral de saúde. Estudo da Tufts University, nos Estados Unidos, mostrou que uma dieta pobre em nutrientes pode aumentar o risco de cânceres em indivíduos de qualquer idade.

Para acessar o risco de câncer associado a essas dietas, os pesquisadores analisaram dados do World Cancer Research Fund International e do American Institute for Cancer Research Third Expert Report. Os cânceres colorretais constituíram 38,3% de todos os cânceres relacionados à dieta, enquanto os cânceres de boca, faringe e laringe foram responsáveis ​​por 25,9% de todas as incidências. Cerca de 16% dos cânceres relacionados à dieta estavam ligados a vias mediadas pela obesidade.

Não comer grãos integrais suficientes foi associado ao maior número e proporção de casos de câncer. Após a baixa ingestão de grãos, os pesquisadores relatam que, em ordem, os próximos maiores elos entre alimentação e risco de câncer foram não ingerir quantidade suficiente de laticínios, comer muita carne processada, pouca quantidade de vegetais e frutas, muita carne vermelha e bebidas açucaradas em excesso. Bebidas açucaradas e obesidade estão ligadas a 13 formas de câncer.

Essas taxas se comparam a entre 4% a 6% dos casos de câncer relacionados ao álcool, 7% a 8% relacionados ao excesso de peso ou obesidade e 2% a 3% relacionados a um estilo de vida sedentário.

De acordo com os pesquisadores, a dieta é um importante fator de risco para o câncer que é passível de intervenção, e estimar a carga de câncer associada à dieta informa as prioridades baseadas em evidências para políticas de nutrição para reduzir o ônus do câncer.

Fonte: Tufts Now. DOI: 10.1093/jnci/djz079.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *