Como controlar a vontade de comer doces?

14 Comentários

Comportamento Dieta Nutrição Saúde da mulher

Sabe aquela vontade incontrolável de comer doces? Quase todo mundo já passou por essa experiência, mas, quando ela é muito frequente, pode caracterizar um vício, chamado cientificamente de craving.  Geralmente, o problema é motivado por mudanças hormonais e alimentares, e atinge, em sua maioria, mulheres.

Segundo a nutricionista funcional Luciana Harfenist, as “dietas da moda”, as muito restritivas e com baixa contagem de calorias afetam a produção de vários neuroreguladores, provocando a vontade de comer doce. Outros fatores como a deficiência em vitaminas, dieta rica em alimentos de alto índice glicêmico e jejum prolongado também desregulam o controle da ansiedade e podem desencadear o desejo.

O tratamento do problema consiste em uma reprogramação alimentar; avaliação da dieta, dos níveis de serotonina e dos nutrientes em baixa; reposição através de suplementos individualizados e, em muitos casos, acompanhamento psicológico.

Confira dicas para controlar a vontade de comer doces:

  • Comer de três em três horas, pois ficar em jejum prolongado pode desregular a área do controle da saciedade no cérebro;
  • Beber dois litros de água por dia;
  • Praticar exercícios regularmente;
  • Investir em atividades prazerosas, como passeios, aulas de dança, canto e artes;
  • Dar atenção especial à dieta, procurando consumir diariamente alimentos ricos em fibras e vitaminas, especialmente B12, cálcio, ácido fólico, magnésio, triptofano e ômega-3;
  • Em casos mais extremos, é recomendado o acompanhamento do um profissional de psicologia.

14 comments

  1. ISRAEL FERREIRA DOS REIS

    CONTROLO MINHA COMPULSÃO POR DOCES COMENDO FRUTAS! QUAIS ? TODAS; MELÃO, MELANCIA, ABACAXI, MANGA, CAQUI, MAMÃO, UVA E POR AI VAI. DÊ PREFERENCIA À FRUTA DA ÉPOCA, SÃO MAIS SAUDAVEIS E GOSTOSAS. TENDO FRUTAS À VISTA, NÃO PENSO EM DOCES.

  2. Rosana

    Sou psicóloga com abordagem cognitivo-comportamental e desenvolvo um trabalho com grupos para o controle da obesidade.
    As dicas estão certíssimas e funcionam de verdade!!! Parabéns pelo artigo!

  3. Márcia Arantes

    Adorei a reportagem,e gostaria de saber mais algumas dicas,pois fiz uma histerectomia no começo do ano;por isso estou fazendo menopausa forçada, estou com 41 anos e os meus hormõnios acho que estão louquinhos.Estou com tanta loucura por doce e nem imaginava que tem alguma coisa haver.Aguardo mais informaçoes.Obrigada.

  4. rafaela

    oi eu li esta materia e sou apaixonada por doces e so tenho 9 anos preciso de mais dicas porque em 10 em 10 minutos quero comer chocolate me ajudem nao consigo me controlar eu amo chocolate deisde 5 anos preciso comer chocolate 3 ou 4 vezes por hora beijos.

    sao paulo sp.

  5. Pingback: Resistindo aos doces - Blog Unimed

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>