Emagrecimento e dietas são assuntos normalmente ligados às mulheres, mas os homens também sofrem com a compulsão alimentar – um distúrbio que faz com que a pessoa consuma grandes quantidades de alimentos de forma compulsiva e descontrolada.
Apesar de ser mais comum em mulheres, essa condição é igualmente destrutiva para homens. A forma como os distúrbios alimentares são mais vistos como doenças femininas pode ser causada pela relutância que homens têm de procurarem tratamento para esses problemas.
“A compulsão alimentar está fortemente ligada à obesidade e ao ganho excessivo de peso, assim como o desenvolvimento de hipertensão, diabetes e distúrbios psiquiátricos, como a depressão. Porém, a maior parte da evidência sobre o impacto da compulsão alimentar é baseada em amostras femininas, já que a maioria dos estudos sobre distúrbios alimentares recrutam mulheres”, explica a pesquisadora Ruth Striegal, da Universidade Wesleyan (EUA).
Se faz necessária nesse cenário de Fast-foods e comidas pesadas, uma reeducação alimentar o mais rápido possível para que a próxima geração de idosos não tem uma expectativa e qualidade de vida ainda menores do que as atuais.
A importância das pessoas, muitas vezes recaem apenas em produtos de beleza, enquanto esquecem daquilo que eles mesmos se alimentam.