Artigos de saúde

Queimaduras - Versão simplificada

Definição

Há três tipos de queimadura:

- De primeiro grau: a pele fica vermelha mas sem bolha. Não deixa cicatriz.
- De segundo grau: deixa bolhas, não deixa cicatriz. Demoram até 3 semanas para sarar.
- Uma queimadura de terceiro grau é profunda. Geralmente requerem enxertos cutâneos durante a recuperação para prevenir cicatrizações deformantes. A técnica de enxertos cutâneos utiliza secções da pele que são obtidas de outras partes do corpo. A maioria das queimaduras são de primeiro ou segundo grau.

O que fazer se uma criança queimar-se?

Coloque a área queimada imediatamente sob água fria durante 10 minutos. Isso diminuirá a profundidade da queimadura e aliviará a dor. Se a área queimada for muito grande, cubra sem apertar com pano limpo ou plástico para proteger.

Cuidados

Cuidado com as queimaduras.
Lave cuidadosamente a área afetada com sabão líquido duas vezes ao dia. Não estoure as bolhas; a parte externa das bolhas protege a pele contra infecções. Se a queimadura for de segundo grau e as bolhas abrirem, aplique uma pomada antibiótica (Bacitracin). Cubra com curativo ou esparadrapo. Não aplique manteiga nem pomadas sobre a queimadura. Troque o curativo diariamente. Uma vez que as bolhas se abram, é preciso cortar a pele morta com uma tesoura.

Alívio da dor.
Ponha alguns panos molhados sobre a área queimada. Dê a seu filho acetaminofeno (Tylenol) a cada 4 horas ou Ibuprofeno (Advil) a cada 6 horas durante pelo menos 24 horas.

Procure ajuda médica imediatamente se:

- Alguma bolha for maior que 5 cm.
- A queimadura for no rosto, nas mãos, pés ou genitais.
- A queimadura for causada por eletricidade.
- A queimadura parecer infectada.
- A queimadura não sarar em 10 dias.
- Tiver outras perguntas e preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books
Copyright 1999 Clinical Reference Systems