Notícias de saúde

Empresa Que Criou Ovelha Dolly Vai Produzir Proteínas em Gado

Por Richard Woodman

LONDRES (Reuters Health)
- A PPL Therapeutics, empresa que criou a ovelha Dolly, está se unindo à Celentis para usar gado geneticamente modificado clonado para produzir leite contendo uma proteína relacionada à esclerose múltipla e albumina humana, proteína usada para estabilizar o volume de sangue durante cirurgia e em casos de choque ou queimadura.

A PPL Therapeutics anunciou na quinta-feira a joint venture com a Celentis, braço comercial da AgResearch, maior agência de pesquisas do governo da Nova Zelândia.

Ron James, diretor administrativo da PPL, disse que a empresa pretende produzir proteína básica da mielina, que pode ser usada para tratar pacientes com esclerose múltipla. Na doença, a bainha protetora de mielina ao redor das fibras nervosas é lesada, causando sintomas como entorpecimento, problemas de coordenação e fraqueza e rigidez muscular.

"Alguns trabalhos feitos em animais indicam que você pode regenerar nervos e mensagens podem ser transmitidas através dos mesmos", disse James à Reuters Health.

Em relação ao plano da PPL de entrar no mercado de 1,5 bilhão de dólares de albumina humana, James afirmou que a fabricação do produto no gado evita o risco de contaminação viral que pode ocorrer quando a proteína é coletada de sangue humano.

James também destacou que a decisão tem uma razão econômica. À medida que mais proteínas do sangue estão sendo produzidas em laboratório -- em vez de coletadas do sangue -, o custo de fabricação dos produtos restantes aumenta.

"Um por um, os produtos de plasma estão sendo substituídos por versões recombinantes", disse James.

"À medida que isso acontece, o custo de fracionamento cai sobre menos produtos. Por isso, o preço por produto aumenta", explicou James.

Em um comunicado, a PPL afirmou que a Celentis vai financiar o desenvolvimento do gado fundador. A partir daí, a união será confirmada. A PPL concederá seus direitos de patentes de transferência nuclear (a técnica usada na clonagem) no campo das proteínas no leite e a Celentis vai contribuir com sua experiência no uso de transferência nuclear para produção de gado transgênico.

A PPL possui sedes na Nova Zelândia, onde está criando ovelhas para seu principal produto, alfa 1-antitripsina, que está sendo desenvolvido com a Bayer.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários