Publicidade

Artigos de saúde

Saúde

A medicina está devotada à manutenção da saúde, o que compreende a detecção e a prevenção de doenças, a cura das moléstias que possuem tratamento, o combate à dor e a diminuição do sofrimento.

A saúde pública ocupa importante papel na medicina moderna sendo responsável pela promoção de higiene, pela prevenção de doenças, pela orientação nutricional e cuidados com os fatores ambientais que interferem com a saúde.

A boa saúde, em qualquer idade, está na dependência de três fatores básicos constituídos pela alimentação, pela atividade física e pelo estado psicológico. São três colunas básicas que se erguem a partir de nossa constituição genética e sobre as quais podemos ter atuação direta.

A pessoa que se alimenta mal, incorretamente, ou mesmo apressadamente, tem maiores chances de sofrer uma série de moléstias como veremos abaixo.

A vida sedentária é o caminho mais rápido para o desenvolvimento de inúmeros problemas, com destaque para os infecciosos e os circulatórios.

O estado psicológico por sua vez é fundamental em nossa vida e sem duvida atua diretamente sobre todas as nossas atividades. Aqui talvez encontremos o principal local aonde nascem nossos problemas de saúde, e também aqui encontraremos as suas soluções.

O equilíbrio emocional é a base de sustentação de nossa saúde. O conteúdo de nossa psique, nossa fé, nosso espírito, ou qualquer outro nome que possa receber, é a principal fonte energética de nosso corpo.

Não é difícil compreender a importância destes três fatores que evidentemente funcionam interligados e constituem a base de nossa saúde.

Dr. João Roberto D. Azevedo

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: