Notícias de saúde

Vacinas contra Covid-19 poderiam levar a pequenas alterações nos ciclos menstruais

02 de junho de 2023 (Bibliomed). Logo depois que as vacinas foram introduzidas para proteger as pessoas contra a Covid-19, mulheres de todo o mundo começaram a relatar mudanças em seus ciclos menstruais após serem vacinadas – algumas notaram ciclos mais longos e outras sangramento mais intenso. Como os relatórios não sugeriam problemas sérios o suficiente para serem investigados, os fabricantes das vacinas não incluíram testes de impacto menstrual durante seus testes.

Um artigo publicado na revista Science abordou relatos de vacinas Covid-19 com vários impactos na menstruação. No artigo, é citado que, até agora, as pesquisas mostraram que essas vacinas podem causar pequenas alterações temporárias na menstruação.

É sugerido no artigo que a ocorrência possa ter algo a ver com as citocinas produzidas após a inoculação e seu impacto na sinalização que ocorre entre a hipófise, o hipotálamo e os ovários. Outra possibilidade, ela sugere, é que as vacinas tenham um impacto ainda desconhecido nas células imunológicas que estão envolvidas no reparo do tecido do revestimento do útero depois que ele é eliminado durante a menstruação. Ela observa também que ainda não se sabe se a infecção pelo Covid-19 teria algum impacto no ciclo menstrual.

Outros estudos já foram realizados anteriormente, e foram encontradas evidências mostrando que algumas vacinas contra a Covid-19 realmente têm um impacto no ciclo menstrual – embora tais impactos tenham sido considerados pequenos e temporários.

Os testes de novos medicamentos, de modo geral normalmente não incluem medidas tomadas para verificar se eles afetam o ciclo menstrual – uma situação que o artigo sugere que a comunidade médica deva considerar. Tais esforços, mesmo que nada seja encontrado, ajudariam bastante a tranquilizar as mulheres de que as questões de gênero estão sendo levadas a sério.

Fonte: Science. DOI: 10.1126/science.ade1051.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários