Notícias de saúde

Pâncreas artificial pode ajudar pacientes com diabetes tipo 2

09 de junho de 2023 (Bibliomed). Um pâncreas artificial desenvolvido em sistema fechado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, mostrou ser eficaz no controle do diabetes tipo 2.

O estudo incluiu 26 pessoas com diabetes tipo 2. Um grupo usou o pâncreas artificial por oito semanas e depois mudou para várias injeções diárias de insulina. Os outros foram tratados na ordem oposta.

Em média, as pessoas que usaram o pâncreas artificial estavam dentro de sua meta de açúcar no sangue em dois terços do tempo. Isso é o dobro do que foi visto com injeções de insulina padrão, de acordo com o relatório.

Além disso, as pessoas que administram insulina por meio de injeções gastam dois terços do tempo com altos níveis de glicose, em comparação com 33% quando usam o pâncreas artificial, descobriram os pesquisadores.

O sistema também ajudou a reduzir os níveis de hemoglobina glicada, ou HbA1c, que fornece um instantâneo dos níveis de açúcar no sangue ao longo do tempo.

Ninguém no estudo experimentou um nível de açúcar no sangue perigosamente baixo ou hipoglicemia, que pode ocorrer se o dispositivo não mantiver os níveis de açúcar no sangue na faixa-alvo.

E depois há a melhoria da qualidade de vida que vem sem a necessidade de verificar constantemente os níveis de açúcar no sangue, injetar insulina ou tomar remédios. Nove dos 10 participantes disseram que passaram menos tempo controlando o diabetes quando usaram o pâncreas artificial.

Fonte: Nature Medicine. DOI: 10.1038/s41591-022-02144-z.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários