Notícias de saúde

Químico encontrado em sabonetes pode prejudicar funcionamento muscular

14 de agosto de 2012 (Bibliomed). De acordo com um novo estudo, um químico normalmente usado em sabonetes pode oferecer danos à saúde. A substância anti-séptica triclosan – também encontrado em produtos como desodorantes, enxaguantes bucais, pastas de dentes, etc – pode causar danos na função muscular.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) estudaram células dos músculos do coração e do esqueleto que foram expostas ao triclosan em tubos de ensaio. Os cientistas avaliaram a resposta das células após aplicarem estimulação elétrica para provocarem contrações.

Porém, após a exposição ao químico, as células não conseguiram reagir normalmente. O triclosan prejudicou duas proteínas necessárias para a contração muscular, fazendo com que as células musculares falhassem.

Foram feitos também experimentos em dois grupos de animais. Camundongos sedados foram expostos ao químico e dentro de 20 minutos os pesquisadores observaram diminuição no funcionamento cardíaco. Para observar os efeitos que a substância teria em ambientes marinhos, os pesquisadores expuseram peixes de água salgada ao triclosan. Com isso, a capacidade de nadar dos animais foi prejudicada.

“Nós mostramos que o triclosan prejudica de forma potente as funções musculares por interferir na sinalização entre duas proteínas que são de importância fundamental para a vida”, explica o pesquisador Isaac Pessah. “Agências regulamentais definitivamente precisam reconsideram se (essa substância) deveria ser permitida em produtos de consumo”, completa.

Fonte: Live Science, 13 de agosto de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários