Notícias de saúde

Medicamentos para o coração podem aliviar os sintomas da distrofia muscular

03 de abril de 2024 (Bibliomed). Uma classe de medicamentos para o coração prescritos regularmente pode ser capaz de tratar uma das formas mais comuns de distrofia muscular, sugere um novo estudo realizado na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos.

A distrofia miotônica tipo 1 (DM1) é causada por RNA anormal que afeta a função dos receptores dos canais de cálcio, que ajudam a converter impulsos das células nervosas em sinais químicos que orientam o movimento muscular.

Pessoas com DM1 sofrem de fraqueza muscular e tensão muscular prolongada, o que dificulta o relaxamento dos músculos após o uso. Os problemas musculares causados pela doença afetam os olhos, o coração e o cérebro, levando eventualmente a problemas para caminhar, engolir e respirar.

O medicamento chamado bloqueador dos canais de cálcio pode ser capaz de eliminar o “ruído” causado por esse RNA anormal. Esses medicamentos aliviaram com sucesso os sintomas do DM1 em ratos de laboratório criados para terem o problema genético que causa essa forma de distrofia muscular.

Os ratos foram modificados para apresentarem quatro dos defeitos genéticos encontrados no DM1 – especificamente, em genes associados aos canais de cálcio e cloreto. Os pesquisadores então tentaram tratar esses ratos com bloqueadores dos canais de cálcio normalmente usados para tratar hipertensão, problemas de ritmo cardíaco e enxaquecas.

O verapamil, um bloqueador dos canais de cálcio usado para tratar a pressão arterial e dores no peito, fez com que os ratos recuperassem rapidamente a função muscular e parecessem tão saudáveis quanto ratos normais de laboratório.

Agora, os pesquisadores pretendem encontrar o bloqueador dos canais de cálcio apropriado e seguro para uso em humanos, uma vez que o verapamil não deve ser considerado para uso em humanos com DM1, uma vez que pode ter efeitos colaterais prejudiciais.

Fonte: Journal of Clinical Investigation. DOI: 10.1172/JCI173576.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários