Notícias de saúde

Deficiência em vitamina D pode estar associada ao desenvolvimento de diabetes tipo 2

27 de junho de 2012 (Bibliomed). Pesquisadores americanos desenvolveram um estudo que relaciona baixos níveis de vitamina D à síndrome metabólica, um dos fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes tipo 2.

A síndrome metabólica é uma doença que causa alterações nas taxas de glicose, triglicérides, colesterol pressão e peso do indivíduo, podendo causar diversos problemas, como condições cardiovasculares e diabetes tipo 2.

De acordo com a pesquisadora Joanna Mitri, do Centro Médico Tufts, o estudo não comprova que a deficiência em vitamina D cause a diabetes tipo 2, nem demonstra uma ligação direta entre as condições. Porém, no estudo, os participantes que mostravam ter altos níveis de vitamina D no sangue tinham chances 48% maiores de não desenvolverem síndrome metabólica.

O estudo mostrou também que existe uma ligação entre a vitamina D e fatores individuais de risco para a síndrome metabólica. Os participantes que tinham melhores índices de vitamina D tinham circunferências menores de cintura, maiores níveis de bom colesterol (HDL) e baixa glicemia.

No Brasil, a pré-diabetes afeta 12% da população. Nos Estados Unidos, 79 milhões de americanos acima dos 20 anos de idade sofrem dessa mesma condição.

A pesquisa foi apresentada esta semana no 94º encontro anual da Sociedade Americana de Endocrinologia, em Houston, Texas.

Fonte: G1, 26 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários