Notícias de saúde

Estudo associa baixos níveis de vitamina D à incontinência urinária

23 de março de 2010 (Bibliomed). A deficiência de vitamina D pode contribuir para o desenvolvimento da incontinência urinária nas mulheres, segundo estudo que será publicado na edição de abril da revista médica Obstetrics & Gynecology. “Maiores níveis de vitamina D são associados a um menor risco de transtornos do assoalho pélvico em todas as mulheres”, destacou o pesquisador Samuel Badalian, da Upstate Medical University, nos Estados Unidos. “Dado o aumento no número de pacientes com distúrbios do assoalho pélvico, mais avaliações sobre o papel da vitamina D são necessárias”, acrescentou.

De acordo com os especialistas, uma em quatro mulheres sofre de pelo menos um tipo de distúrbio do assoalho pélvico - incluindo incontinência urinária, prolapso do órgão pélvico e incontinência fecal -, e os riscos de desenvolver estes problemas aumentam com a idade.

Avaliando mais de 1,8 mil mulheres não-grávidas que tinham mais de 20 anos de idade, os pesquisadores notaram que 82% das participantes apresentavam níveis deficientes de vitamina D. E os resultados mostraram que os níveis do nutriente eram consideravelmente melhores entre aquelas que apresentaram algum problema pélvico - 23% das participantes. Além disso, entre as mulheres idosas, o risco de incontinência urinária era 45% menor para aquelas com níveis normais da vitamina.

Os pesquisadores destacam que a vitamina D - produzida pelo organismo com a exposição ao sol e encontrada em alimentos fortificados - é essencial para a saúde óssea e para a força muscular. E “os resultados sugerem que o tratamento da deficiência de vitamina D em mulheres poderia melhorar a força do músculo pélvico e reduzir os riscos de distúrbios do assoalho pélvico, especialmente a incontinência”.

Fonte: Obstetrics & Gynecology. Edição prévia de abril de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários