Notícias de saúde

Deficiência em vitamina D é fator de risco para Diabetes

09 de dezembro de 2011 (Bibliomed). Geralmente, crianças obesas apresentam menores níveis de vitamina D, o que está associado a fatores de risco pra o diabetes tipo 2. A afirmação é de pesquisadores da University of Texas Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos.

Dr. Micah Olson, coordenador da pesquisa, diz que as taxas altas de deficiência de vitamina D foram encontrados em populações de obesos, e estudos anteriores ligaram a níveis baixos dessa vitamina à doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, mas as causas disso não são totalmente conhecidas.

Os pesquisadores mediram os níveis de vitamina D, os níveis de açúcar no sangue, a insulina sérica, índice de massa corporal e pressão arterial em 411 indivíduos obesos e 87 com sobrepeso. Os participantes forneceram informações dietéticas sobre a alimentação diária, o que incluía porções de suco, refrigerante, leite, fruta e hortaliças, e se eles ignoravam o café da manhã.

Os resultados mostraram que crianças obesas com níveis mais baixos de vitamina D tinham maior grau de resistência à insulina. "Embora nosso estudo não possa provar o nexo de causalidade, ele sugere que baixos níveis de vitamina D podem desempenhar um papel no desenvolvimento da diabetes tipo 2", diz Dr. Olson.

O estudo foi publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism e mostrou que maus hábitos alimentares, como saltar o café da manhã, aumenta o consumo de refrigerante e sucos, o que foi associado com menores níveis de vitamina D em crianças obesas.

Fonte: UPI, 05 de dezembro de 2011