Notícias de saúde

Vitamina D não previne diabetes tipo 2 em adultos de alto risco

27 de junho de 2022 (Bibliomed). Embora as modificações no estilo de vida possam retardar o desenvolvimento do diabetes tipo 2, é difícil para os pacientes manter mudanças comportamentais de longo prazo. Portanto, novas estratégias para reduzir a incidência de diabetes tipo 2 são necessárias para pessoas com intolerância à glicose.

Receptores de vitamina D já foram encontrados em vários tipos de células, incluindo as células ß pancreáticas, e a vitamina D ativa está envolvida na biossíntese e secreção de insulina.

Um novo estudo buscou avaliar se o eldecalcitol, um análogo ativo da vitamina D, pode reduzir o desenvolvimento de diabetes tipo 2 entre adultos com intolerância à glicose.

Tratou-se de um ensaio duplo-cego, multicêntrico, randomizado, controlado por placebo, levado a cabo em três hospitais no Japão, entre junho de 2013 e agosto de 2019.

Participaram pessoas com 30 anos ou mais com tolerância à glicose diminuída definida por meio de um teste oral de tolerância à glicose de 75 g e nível de hemoglobina glicada. Os participantes foram randomizados para receber vitamina D ativa (eldecalcitol 0,75 µg por dia; n=630) ou placebo correspondente (n=626) por três anos. O desfecho primário foi a incidência de diabetes. Os endpoints secundários pré-especificados foram regressão à normoglicemia e incidência de diabetes tipo 2 após ajuste para fatores de confusão no início do estudo. Além disso, foram avaliados as densidades ósseas e os marcadores do metabolismo ósseo e da glicose.

Durante esse período, os pesquisadores não encontraram diferenças significativas entre os grupos naqueles que desenvolveram diabetes (12,5% no grupo eldecalcitol e 14% no grupo placebo) ou cujos níveis de glicemia voltaram ao normal (23% no grupo eldecalcitol e 20% no grupo placebo).

No entanto, após o ajuste para 11 fatores potencialmente influentes, incluindo idade, sexo, pressão arterial, índice de massa corporal e histórico familiar de diabetes, os resultados sugeriram que o eldecalcitol pode prevenir o diabetes tipo 2 em pacientes pré-diabéticos com secreção insuficiente de insulina. Mas essa descoberta permanece incerta e os pesquisadores dizem que são necessários mais estudos antes que qualquer conclusão firme possa ser feita.

No entanto, foi observado um aumento significativo nas densidades minerais ósseas da região lombar e do quadril entre aqueles que tomaram eldecalcitol em comparação com o placebo.

Fonte: BMJ 2022;377:e066222.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários