Notícias de saúde

Soja pode ajudar as mulheres a combater a perda óssea, diz estudo

12 de agosto de 2010 (Bibliomed). Mulheres que já passaram da menopausa correm maior risco de ter problemas ósseos, como a osteoporose, por causa da perda do hormônio estrógeno, que auxilia na fixação de cálcio no osso. Entretanto, o consumo de alimentos à base de soja pode ajudar essas mulheres a reduzir as chances de terem esses problemas, segundo estudo recentemente publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

Avaliando, por três anos, dois grupos de mulheres na pós-menopausa selecionadas para tomar suplementos contendo diferentes quantidades de isoflavona (composto da soja similar ao estrógeno) e um grupo que não ingeriu essas cápsulas, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que esses suplementos não apresentavam significativos efeitos benéficos para a saúde óssea. Entretanto, o consumo da soja na alimentação pareceu proteger os ossos das mulheres na pós-menopausa.

De acordo com os autores esses resultados podem ter ocorrido devido ao fato de as cápsulas não conterem níveis suficientes de isoflavona, que é o composto da soja associado, por muitas pesquisas, à proteção contra osteoporose. E os resultados indicam que, dependendo da fonte da soja, o organismo pode ser afetado de forma diferente pelos nutrientes dos alimentos.

Embora mais estudos sejam necessários para confirmação dos resultados e dos mecanismos envolvidos nessa proteção, os pesquisadores destacam que outros estudos mostram, também, que o consumo de soja está associado à perda de peso saudável na pós-menopausa. Portanto, a inclusão da soja na dieta pode ser uma alternativa saudável para essas mulheres.

Fonte: Better Health Research. 03 de agosto de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários