Notícias de saúde

Nutrientes da soja, nozes e feijão podem prevenir a recorrência do câncer de mama

09 de abril de 2024 (Bibliomed). Nutrientes encontrados em alimentos como soja, nozes, feijão e cereais integrais podem ajudar a evitar a reincidência de câncer de mama, sugere estudo realizado na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram dados de 22 estudos importantes que se concentraram na soja, lignanas (compostos encontrados em uma variedade de plantas, como sementes e nozes), vegetais crucíferos (vegetais crocantes como repolho, brócolis e couve-flor) e chá verde. Eles também analisaram o efeito dos fitonutrientes (compostos derivados de plantas) encontrados nesses alimentos.

Os resultados mostraram que uma elevada ingestão de isoflavonas de soja estava associada a uma redução de 26% na recorrência do câncer da mama. O maior benefício veio de uma ingestão diária de 60 miligramas – o que equivale a duas ou três xícaras de leite de soja, 90 gramas de tofu ou meia xícara de soja cozida.

No entanto, o benefício das isoflavonas da soja na prevenção da morte por câncer da mama foi menor – apenas uma redução de cerca de 12%. Esse benefício foi maior quando as mulheres comeram cerca de uma ou duas porções de produtos de soja por dia.

Os pesquisadores também analisaram as lignanas, encontradas em uma infinidade de plantas, como sementes, nozes, legumes, grãos integrais, frutas e vegetais. Sementes de linhaça, castanha de caju, brócolis e couve de Bruxelas contêm concentrações especialmente altas de lignanas. Altos níveis de enterolactona - formada quando as lignanas são decompostas pelo sistema digestivo - parecem reduzir as chances de morte por câncer de mama em 28%, descobriu o estudo, e reduzir as chances de morte precoce por qualquer causa em 31%.

Segundo os pesquisadores, essas descobertas foram sólidas o suficiente para recomendar que os sobreviventes do câncer de mama as utilizassem em quaisquer orientações dietéticas.

Fonte: JNCI Cancer Spectrum. DOI: 10.1093/jncics/pkad104.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários