Notícias de saúde

Soja preta ajuda a retardar envelhecimento

19 de novembro de 2013 (Bibliomed). A soja amarela é amplamente conhecida, contudo, sua versão preta tem as mesmas qualidades nutricionais e além de apresentar o dobro de atividade antioxidante, ou seja, tem maior fator preventivo de degeneração das células. O mais interessante na soja preta é que ela mantém suas propriedades mesmo após cozidas.

Em estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP), pesquisadores encontraram maior quantidade de compostos fenólicos e flavonóides e a presença de antocianinas na soja preta. Essas são responsáveis pela diferenciação dessa em relação à soja amarela. O cozimento de ambos os tipos gerou uma perda igual de compostos fenólicos totais, de aproximadamente 40%.

As antocianinas contêm um pigmento que variam entre o vermelho e o azul, sendo encontradas em alimentos dessas tonalidades. As antocioninas, principal fator diferencial entre as duas sojas, já que é apenas encontrada na preta. Esta contém dois tipos: cianidina-3-O-glicosídeo e a peonidina-3-O-glicosídeo.

Resíduos minerais, lipídeos, proteínas e carboidratos totais foram mensurados nos dois grãos, e os resultados apontaram que os dois tipos de soja possuem, praticamente, a mesma quantidade dessas substâncias.

Fonte: Agência USP, 08 de novembro de 2013

Soja reduz os níveis de insulina e colesterol em diabéticos. Leia em Boa Saúde

Proteínas da soja têm efeito benéfico limitado na redução dos níveis de colesterol. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários