Notícias de saúde

Ervas Chinesas Poderão Aliviar Cólica Menstrual

Por Patricia Reaney

LONDRES (Reuters) - Cientistas britânicos interessados na medicina tradicional chinesa estão utilizando extratos de salva e outras plantas para desenvolver novos tratamentos para a doença de Alzheimer e dor pélvica, afirmaram os pesquisadores na segunda-feira. Salvia officinalis

Cientistas da Oxford Natural Products Plc, uma empresa farmacêutica britânica, e médicos da Universidade de Oxford disseram, durante uma conferência científica, que esperam iniciar testes clínicos de um novo tratamento para dor pélvica e menstruação baseado em três plantas chinesas no próximo ano.

"Este é o primeiro teste controlado feito ao acaso no ocidente de um produto medicinal chinês para tratar menstruações dolorosas", afirmou Stephen Kennedy, ginecologista da Universidade de Oxford, durante conferência da Associação Britânica para o Avanço da Ciência.

Serão recrutadas 80 mulheres para o estudo que irá testar o remédio, o primeiro produzido pela Oxford Natural Products.

Caso a pesquisa seja bem-sucedida, a empresa disse que irá analisar o desenvolvimento do tratamento como um novo medicamento para aliviar a cólica menstrual.

"É uma mistura de três plantas nativas chinesas e todas têm um uso histórico no tratamento das reclamações femininas", disse Peter Hylands, da Oxford Natural Products.

Ele não quis revelar o nome das plantas, mas disse que elas estavam sendo cultivadas em uma área da empresa em Pequim, o que permite que a empresa garanta a qualidade e a origem das plantas e seus extratos. A empresa também desenvolveu uma nova tecnologia para analisar os extratos.

"O principal objetivo...é desenvolver nossos próprios produtos usando esta tecnologia e, uma vez que a informação vem da medicina tradicional, podemos utilizar os dados, explicando que os materiais foram expostos a pacientes durante centenas de anos, para garantir e permitir uma avaliação clínica o mais cedo possível", acrescentou Hylands.

Kennedy afirmou que dois terços das mulheres sofrem de cólica menstrual e três quartos destas afirmam que seus sintomas impedem a realização de algumas tarefas.

Ele acredita que o tratamento herbal irá atuar como um relaxante muscular, no entanto, sem os diversos efeitos colaterais das drogas atualmente disponíveis para dor pélvica e menstrual.

John Wilkinson, da Universidade Middlesex, está alcançando um avanço similar no desenvolvimento de um tratamento potencial para a doença de Alzheimer com extrato de salva ("Salvia officinalis").

Wilkinson e sua equipe estão utilizando ervas tradicionais, sistemas robóticos e tecnologia computadorizada para testar os efeitos de milhares de extratos de plantas diferentes.

Eles testaram compostos purificados de extrato de salva para verificar se eles inibem uma enzima chamada acetil colinesterase. Cientistas acreditam que a quantidade da enzima no cérebro está relacionada à perda de memória na doença de Alzheimer.

"O que estamos fazendo é tentar desenvolver um extrato herbal que poderia ser usado como um inibidor de acetil colinesterase na doença de Alzheimer e em outras áreas do cérebro", explicou Wilkinson.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários