Notícias de saúde

Erva Ajuda a Aliviar Sintomas da TPM

22 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Um remédio feito de ervas, usado para equilibrar os hormônios femininos, pode aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), disseram pesquisadores alemães na sexta-feira.

Nativa da Grécia e Itália, a "Agnus castus" é um extrato de uma fruta que acredita-se ser capaz de regular o ciclo menstrual ao aumentar os níveis de progesterona em relação ao estrogênio.

Cientistas do Instituto de Atendimento Médico de Huttenberg, Alemanha, descobriram que ele reduz a irritabilidade, as alterações de humor, as dores de cabeça e outros problemas associados à TPM.

"O extrato seco da fruta 'Agnus castus' é um tratamento eficaz e bem tolerado no alívio da tensão pré-menstrual", disse o médico Rued Schellenberg em estudo publicado no British Medical Journal.

Os pesquisadores compararam os efeitos do remédio herbal e de um placebo em 86 mulheres sofrendo de TPM.

Depois de três meses, as mulheres que tomaram o 'Agnus castus' tiveram uma melhora significativa da maioria dos sintomas da TPM, em comparação com o grupo que tomou o placebo, e poucos efeitos colaterais.

Cerca de uma em cada dez mulheres sofrem de TPM grave, a ponto de precisar de algum tipo de tratamento. A causa não é conhecida, mas médicos suspeitam de desequilíbrios hormonais que ocorrem durante o ciclo mensal feminino.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários