Notícias de saúde

Vitamina pode ajudar a diminuir as cólicas menstruais

Belo Horizonte, 01 de Fevereiro de 2002 (Bibliomed). A vitamina E, encontrada nos cereais integrais, gérmen de trigo e outras fontes, pode ajudar a aliviar a dor das cólicas menstruais.

Muitas mulheres sofrem de dismenorréia, ou menstruação dolorosa. É uma condição com diversos graus de gravidade. É mais freqüente entre adolescentes, mas pode perdurar por toda a vida. A dor das cólicas está associada à produção de substâncias semelhantes a hormônios, chamadas prostaglandinas. A vitamina E pode ajudar a bloquear a formação destas substâncias, e este foi o ponto de partida do estudo, publicado em uma revista inglesa chamada British Journal of Obstetrics and Gynaecology.

Os pesquisadores selecionaram estudantes de 16 a 18 anos de idade que sofriam de dismenorréia leve, moderada ou grave. Metade delas recebeu vitamina E dois dias antes, durante e 3 dias depois da menstruação, enquanto a outra metade recebeu cinco comprimidos sem nenhum medicamento, apenas para comparação. Este esquema foi repetido por dois meses.

As garotas selecionadas para tomar vitamina E apresentaram menos dor menstrual do que quando iniciaram o estudo. Apesar da diferença ter sido pequena, o estudo mostrou que a vitamina E ajuda, o uso da vitamina provavelmente não é perigoso e pode representar uma arma adicional na luta contra esta condição. Porém, o uso desta provavelmente não vai substituir outros tipos de tratamento com comprovação maior de eficiência, como uso de calor local, anticoncepcionais orais, antiinflamatórios e outros.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários