Notícias de saúde
09 de abril de 2009 (Bibliomed). Pessoas que têm enxaquecas são mais propensas a estarem sofrendo de transtorno do estresse pós-traumático, segundo estudo da Universidade Drexel, nos Estados Unidos. E, de acordo com os autores, sofrer das duas condições pode levar a maior incapacidade associada às dores de cabeça.
O transtorno de estresse pós-traumático é um distúrbio psiquiátrico pertencente ao grupo dos transtornos de ansiedade. Caracteriza-se pelo sofrimento psíquico decorrente da exposição a uma situação traumática extrema – como sequestro, estupro e acidentes graves – a qual passa a ser relembrada pela vítima de forma persistente e recorrente.
Avaliando aproximadamente 600 pacientes, os pesquisadores descobriram que 30% daqueles com dores de cabeça crônicas diárias e 22% daqueles que tinham enxaquecas “episódicas” apresentavam estresse pós-traumático – taxa muito superior à da população geral, que é de apenas 8%.
De acordo com o autor do estudo, Lee Peterlin, os resultados sugerem que a identificação e o tratamento do transtorno do estresse pós-traumático em pessoas que sofrem enxaquecas é uma “importante e potencialmente modificável” parte de seus cuidados que poderiam limitar a incapacidade associada à enxaqueca.
Fonte: American Academy of Neurology. 04 de abril de 2009.
Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.
Veja também