Notícias de saúde

Jogar tetris pode ajudar a prevenir traumas psicológicos nas mães em puerpério

11 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo conduzido no Lausanne University Hospital (CHUV) e Hôpitaux Universitaires de Genève (HUG) revelou que jogar Tetris por apenas quinze minutos pode prevenir o desenvolvimento de traumas psicológicos em mães após um parto difícil. Os resultados do estudo foram publicados na revista Molecular Psychiatry, e sugerem que essa intervenção simples pode ser uma forma eficaz de evitar sintomas de estresse pós-traumático relacionados ao parto.

O estudo envolveu 146 mulheres que passaram por cesarianas de emergência. Metade delas jogou Tetris, enquanto a outra metade realizou uma atividade placebo nas primeiras seis horas após o procedimento cirúrgico. Os resultados demonstraram que o grupo que jogou Tetris apresentou significativamente menos sintomas de estresse pós-traumático até seis meses após o parto.

A explicação para esse efeito está relacionada ao fato de que o jogo Tetris envolve a região "visuoespacial" do cérebro, que lida com a visão e a orientação no espaço. Isso pode interferir na consolidação da memória de imagens traumáticas, que desempenham um papel crítico no desenvolvimento do estresse pós-traumático. Ao jogar Tetris logo após um evento traumático, a consolidação da memória pode ser interrompida, prevenindo o desenvolvimento do estresse pós-traumático.

O estudo é o primeiro a demonstrar a eficácia preventiva de uma intervenção simples como essa em casos de parto traumático. O estresse pós-traumático relacionado ao parto é uma condição comum que afeta uma em cada cinco mulheres após uma cesariana de emergência. Ele se manifesta por meio de flashbacks, pesadelos, irritabilidade, dificuldade para dormir e hiper vigilância em relação ao bebê.

Atualmente, a prevenção desse tipo de estresse pós-traumático é desafiadora devido à falta de tratamentos cientificamente validados. Os resultados deste estudo podem ter um impacto significativo não apenas na prevenção do estresse pós-traumático após um parto difícil, mas também após outros tipos de traumas.

Os pesquisadores enfatizam que essa intervenção é de curta duração, acessível e pode ser facilmente integrada aos cuidados de rotina em maternidades, representando um avanço promissor na área da saúde mental materna.

Fonte: Molecular Psychiatry. DOI: 10.1038/s41380-023-02275-w.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários