Notícias de saúde

Medicamento para colesterol pode aliviar sintomas de asma, diz estudo

18 de março de 2009 (Bibliomed). Um estudo apresentado este mês no encontro anual da Academia Americana de Asma e Imunologia traz mais evidências de que as estatinas – drogas largamente utilizadas para controle do colesterol – podem ajudar muito mais do que o coração. Os resultados indicaram que as estatinas podem reduzir o risco de internação e de visitas ao setor de emergência entre pacientes com asma.

De acordo com os autores do estudo, o fato de as estatinas aliviarem os sintomas de asma faz sentido, pois estudos anteriores mostram que essas drogas podem reduzir a inflamação no pulmão de animais, e podem reduzir os riscos de infartos e derrames em pessoas com colesterol normal, mas que apresentavam altos níveis do marcador inflamatório proteína C reativa.

Avaliando os registros médicos de 12 milhões de pacientes que foram hospitalizados ou que haviam visitado o setor de emergência nos Estados Unidos nos 12 meses anteriores ao estudo, os pesquisadores identificaram 6574 pacientes que usavam corticosteroides inaláveis, com 2103 deles usando também estatinas. E, durante um ano, cerca de 20% daqueles que tomavam a droga para controle do colesterol visitaram o hospital por causa de asma, comparados com quase 30% daqueles que não tomavam estatinas.

Apesar de os resultados serem estatisticamente significativos, os pesquisadores alertam que ninguém deve começar a tomar estatinas para prevenir ataques de asma. Segundo eles, o estudo “oferece um ímpeto adicional para as pessoas com asma se submeterem a uma cuidadosa avaliação do seu risco cardiovascular”.

Fonte: American Academy of Asthma and Immunology Annual Meeting. 13 a 17 de março.de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários