Notícias de saúde

Inalador de estatina poderia aliviar sintomas de asma

12 de abril de 2024 (Bibliomed). As estatinas, amplamente utilizada no tratamento de alterações no colesterol poderão algum dia ter um novo papel: aliviar a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Essa é a esperança de uma nova linha de pesquisa em andamento na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores estão se concentrando no que é conhecido como músculo liso das vias aéreas (ASM) – tecido que fica dentro da parede de cada via aérea e ajuda a controlar o fluxo de ar. A inflamação que causa a asma pode desencadear um enrijecimento da musculatura lisa, restringindo as vias aéreas. Esta “hiperatividade” do músculo liso também desempenha um papel na DPOC.

Tratamentos como os broncodilatadores para asma já têm como alvo receptores em células musculares lisas específicas, desencadeando um relaxamento saudável do músculo. Mas esses remédios nem sempre são eficazes.

É aí que entram as propriedades antiinflamatórios das estatinas. Estudos em laboratório mostraram que essas drogas melhoram a função celular das vias aéreas de várias maneiras.

Os pesquisadores descobriram que as estatinas também funcionam como broncodilatadores, relaxando diretamente o tecido ASM, levando à abertura das vias aéreas. No entanto, as estatinas tomadas em comprimidos não demonstraram qualquer benefício contra doenças das vias respiratórias. Isso ocorre porque o fígado decompõe os medicamentos tomados em comprimidos, minimizando qualquer benefício que possa advir quando o medicamento chega às vias respiratórias.

Usar um inalador para administrar uma estatina diretamente nas vias aéreas contorna esse problema. Para isso, os pesquisadores estão planejando ensaios clínicos de fase 1 e fase 2, nos quais pacientes com asma e DPOC experimentarão inaladores de estatinas para segurança e eficácia. Incialmente, os pesquisadores começarão com a asma, mas têm como objetivo investigar a DPOC.

Fonte: CLINICAL SCIENCE. UCDavis Health. PN: 5R01HL148715-04.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários