Notícias de saúde

Pesquisadores comprovam eficiência da acupuntura no tratamento da asma

20 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). “A acupuntura é capaz de retardar a evolução da alergia e evitar que a asma se torne crônica”, afirmou o ortopedista Ysao Yamamura, chefe do setor de Medicina Chinesa do Departamento de Ortopedia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e orientador de uma pesquisa recente, que conseguiu explicar melhor como essa técnica oriental permite aliviar os sintomas da segunda doença crônica mais comum na infância, substituindo os medicamentos convencionais.

Para avaliar o possível efeito protetor da acupuntura sobre o pulmão, a pediatra e especialista em acupuntura Elisabete Carneiro testou o método em 44 ratos, separados em quatro grupos: acupuntura, falsa acupuntura, controle e imobilizado (esse último não recebeu tratamento e passou por uma situação estressante, sendo escolhido como o controle definitivo para a análise dos dados).

Primeiro, a pesquisadora provocou uma reação alérgica nos ratos, induzindo-os à asma. Um dia após o procedimento, submeteu os roedores a aplicações de eletroacupuntura, em dias alternados, durante duas semanas. No final do período, os ratos tiveram de inalar ovoalbumina, o que gerou asma grave, com quadros de fibrose e enfisema pulmonar.

Analisando o pulmão dos animais, a pesquisadora se certificou de que o tratamento com acupuntura diminuiu a quantidade das células inflamatórias e percebeu que a lesão ao redor dos brônquios e alvéolos foi significativamente menor no grupo que adotou a acupuntura.

Outro estudo realizado pela pediatra com 54 crianças, entre 1997 e 1999, revelou que a freqüência, a intensidade e a duração das crises de asma, assim como o número de infecções de repetição como amigdalite, otite e sinusite diminuíram após 30 aplicações da técnica. Antes de serem tratadas com acupuntura, todas as crianças usavam broncodilatadores – depois das aplicações, apenas 5%. “As limitações foram superadas. As crianças voltaram a praticar atividades típicas da infância, como correr e andar de bicicleta. Também recuperaram peso e estatura”, disse. A asma é caracterizada por tosse, chiado, falta de ar e sensação de aperto no peito. Dados do Ministério da Saúde estimam que 35% dos brasileiros sofrem de doenças alérgicas, e que a asma atinge quase 16 milhões de pessoas e é a quarta maior razão de internações no Sistema Único de Saúde (SUS).

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários