Notícias de saúde

Exercícios na meia-idade podem prolongar a vida em dois anos, diz estudo

11 de março de 2009 (Bibliomed). Homens que começam a se exercitar aos 50 anos de idade podem estender sua vida por pelo menos dois anos, segundo estudo publicado este mês na revista científica on-line BMJ. A pesquisa da Universidade de Uppsala, na Suécia, indicou que, para a longevidade, os exercícios podem ter o mesmo efeito de parar de fumar na meia-idade. Porém, segundo os autores, quase a metade dos homens de meia-idade não fazem atividades físicas regulares.

O estudo avaliou mais de dois mil homens que tinham 50 anos no início da pesquisa, entrevistando-os novamente aos 60, 70, 77 e 82 anos de idade sobre o nível de atividades físicas, peso, pressão sanguínea, colesterol, tabagismo e uso de álcool. E seus resultados indicaram que homens sedentários tinham mais chances de morrer durante o período de acompanhamento.

Por outro lado, homens que se exercitavam mais aos 50 anos viviam, em média, 2,3 anos a mais, e aqueles com níveis moderados de atividades físicas viviam um ano a mais do que os participantes menos ativos. Segundo os autores, “pode levar cinco a dez anos para ver, mas homens que se exercitam na meia idade vivem mais”.

Os resultados indicaram também que, quando comparados com a cessação do fumo, os exercícios têm efeitos similares na longevidade. “Todos sabem que o tabagismo é perigoso para a saúde e aumenta o risco de mortalidade, mas geralmente não é sabido que pouca atividade física tem um impacto similar ao do fumo no risco de mortalidade”.

Embora os resultados não sejam extensivos às mulheres, os autores destacam que eles “não veem uma razão biológica para haver uma diferença de gênero no efeito”. Por isso, eles recomendam, para todos, uma iniciação precoce em uma rotina de exercícios, visando não apenas mais anos de vida como mais qualidade de vida. Mas o estudo mostra que nunca é tarde para começar.

Fonte: BMJ. 05 de março de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários