Notícias de saúde

Seis minutos de exercícios de alta intensidade ajudam na saúde do cérebro

05 de junho de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo descobriu que seis minutos de ciclismo de alta intensidade podem atrasar o aparecimento de distúrbios neurodegenerativos, como Alzheimer e Parkinson.

Realizado na Universidade de Otago, na Nova Zelândia, o Estudo descobriu que exercícios curtos, mas intensos, aumentaram a produção de uma proteína especializada vital para a formação do cérebro, aprendizado e memória que podem prolongar a vida útil de um cérebro saudável.

A proteína especializada, chamada fator neurotrófico derivado do cérebro (FNDC), promove a neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de formar novas conexões e caminhos, além de possibilitar a sobrevivência dos neurônios e se tornou um foco importante nos estudos sobre o envelhecimento.

O estudo envolveu 12 homens e mulheres fisicamente ativos, com idade entre 18 e 56 anos, em jejum de 20 horas, exercício de baixa intensidade por 90 minutos e exercício de alta intensidade por seis minutos, além de combinar o jejum e exercício.

No geral, os pesquisadores descobriram que o exercício breve, mas vigoroso, era a maneira mais eficiente de aumentar o FNDC em comparação com o jejum com ou sem uma longa sessão de exercícios leves. A proteína aumentou quatro a cinco vezes mais com exercícios breves e intensos em jejum ou exercícios prolongados.

Embora sejam necessárias mais pesquisas, o estudo levanta a hipótese de que o aumento da FNDC pode estar relacionado à troca de substrato cerebral e ao metabolismo da glicose, que é a principal fonte de combustível do cérebro. Com o exercício mais curto e de alta intensidade, a transição cerebral do consumo de glicose para lactato inicia caminhos para elevar os níveis de FNDC no sangue.

Os pesquisadores também especulam que um aumento na NFDC durante o exercício pode ser devido a uma maior concentração de plaquetas, que armazenam grandes quantidades da proteína.

Os autores continuam analisando os efeitos da restrição calórica e do exercício FNDC e na saúde do cérebro.

Fonte: The Journal of Physiology. DOI: 10.1113/JP283582.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários