Notícias de saúde

Asma é mais comum em atletas universitários

15 de outubro de 2007 (Bibliomed). A asma é uma enfermidade respiratória caracterizada por exacerbações clínicas com freqüência variável, as quais envolvem sintomas de falta de ar, chieira torácica, esforço respiratório e, em casos graves, parada respiratória. Seu controle adequado envolve o uso regular de medicação, o tratamento precoce das crises e o controle de fatores desencadeantes, com destaque para os alérgenos ambientais.

Muitos atletas universitários possuem asma induzida pelo exercício e desconhecem tal condição, segundo revelam pesquisadores em um estudo da revista Medicine & Science in Sports & Exercise, em Setembro de 2007. A asma induzida pelo exercício caracteriza-se pelo estreitamento das vias respiratórias durante ou logo após a realização de atividade física. A pesquisa desenvolvida incluiu a participação de 107 estudantes da Ohio State University, praticantes de basquete, futebol americano, ginástica, hóquei sobre o gelo, remo, tênis, vôlei e outros esportes.

Nenhum dos participantes reportou história familiar da doença. Os resultados divulgados revelaram que 39% dos universitários avaliados apresentavam sintomas e exames compatíveis com o diagnóstico de asma induzida pelo exercício. A maioria destes desconhecia completamente ser portador desta enfermidade, bem como não possuía história pregressa de asma. O sexo e o tipo de esporte praticado não interferiram no risco de ocorrência da asma.

Dessa forma, os autores concluem que a asma, induzida pelo exercício, merece ser investigada nos atletas universitários, uma vez que interfere na sua capacidade desportiva e desempenho.

Fonte: Medicine & Science in Sports & Exercise 2007; 39: 1487 – 1492 (September).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários