Notícias de saúde

Lentes de contato: um fator agravante para alergias oculares?

13 de junho de 2007 (Bibliomed). A cidade de San Diego, nos Estados Unidos, foi sede do Eye World – ASCR – ASOA Symposium & Congress, que ocorreu no final de abril e início de maio de 2007. Um dos temas abordados foi a alergia ocular, e a sua relação com o uso de lentes de contato.

De acordo com o relatado nas palestras, as lentes de contato poderiam ser fatores agravantes da alergia ocular. Muitos oftalmologistas acreditam que elas são, inclusive, capazes de induzir problemas alérgicos, especialmente naquelas pessoas predisponentes. Entretanto, essa não é uma opinião de consenso entre esses profissionais, que consideram ser o desenvolvimento de alergia, uma questão multifatorial. Contudo, há uma situação que todos acreditam ser causada pelo uso de lentes de contato: a conjuntivite papilar, uma doença, que após o surgimento de lentes descartáveis, apresentou uma significativa redução de sua incidência.

O tratamento também é um fator de discussão entre os oftalmologistas. Alguns preferem medicamentos sistêmicos e outros tópicos. Entretanto, a experiência pessoal parece ser a base de sua indicação. Essas medicações variam desde antihistamínicos e lubrificantes até corticóides.

A pesar de não haver uma resposta unânime, com relação às implicações do uso de lentes de contato no desenvolvimento de alergia, o que se observa é que, 40% a 50% da população dos EUA, sofrem de alergias em geral, e desses, 75% a 80% apresentam manifestações alérgicas oculares.

Mesmo com toda a polêmica em relação às lentes de contato, muitos usuários não deixarão de usá-las. Cabe aos médicos informarem sobre os possíveis problemas relacionados ao seu uso, e como os mesmos serão abordados caso se desenvolvam.

Fonte: Eye World – ASCR – ASOA Symposium & Congress – April/May 2007

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários