Notícias de saúde

Riscos da exposição ao chumbo em mulheres na idade reprodutiva

21 de maio de 2007 (Bibliomed). O chumbo é um metal pesado que pode se acumular no corpo e gerar uma série de doenças. Pode estar presente em diversos ambientes, como na água, alimentos e alguns locais de trabalho. Os pintores, operários em fábricas de tintas, trabalhadores na fabricação e reparos de baterias, manipulação de soldas e de ligas metálicas, são os indivíduos mais expostos ao chumbo. A intoxicação por este metal é denominada saturnismo.

O acúmulo de chumbo no corpo das mulheres em idade reprodutiva pode ser transmitido para o feto durante a gravidez, segundo revela uma publicação do semanário MMWR do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), de Abril de 2007. A placenta, estrutura responsável pela nutrição fetal durante a gestação, permite a passagem do chumbo para o bebê, fato que eleva o risco de complicações na gravidez e de aparecimento de doenças após o nascimento.

Uma avaliação realizada em 37 estados da federação norte americana revelou que 11 em cada 100.000 mulheres, com idade entre 16 e 44 anos, apresenta níveis de chumbo perigosos, com possibilidade de contaminação fetal no caso de gravidez. A forma de exposição ao chumbo, verificada na publicação, foi tanto a ocupacional (ou seja, no ambiente de trabalho) quanto a ambiental (pelo ar, água e alimentos).

Dessa forma, deve haver um maior cuidado quanto à exposição ao chumbo, a fim de se evitar o surgimento do saturnismo e impedir assim a contaminação fetal durante a gestação. Além disso, a publicação ressalta, que as crianças nascidas de mães sabidamente contaminadas pelo chumbo, devem ser acompanhadas quanto ao seu desenvolvimento cognitivo e comportamental, a fim de que problemas nestas áreas sejam precocemente detectados.

Fonte: MMWR 2007; 56 (16): 397 – 400 (April 27).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários