Notícias de saúde

Problemas de orientação espacial podem ser sinal de Alzheimer

14 de junho de 2024 (Bibliomed). Pessoas de meia-idade que têm dificuldades de orientação espacial podem correr maior risco de desenvolver a doença de Alzheimer anos depois, indica estudo realizado na da University College London, na Inglaterra.

O estudo envolveu 100 pessoas de meia-idade (com idades entre 43 e 66 anos), nenhuma das quais apresentava qualquer um dos sintomas padrão da doença de Alzheimer. Na época do estudo, todos eles eram cerca de 25 anos mais novos do que a idade esperada para o início do Alzheimer. No entanto, todos os participantes foram considerados com maior probabilidade de contrair a doença devido a fatores como genética, histórico familiar ou estilo de vida.

Os pesquisadores fizeram com que os participantes usassem um fone de ouvido de realidade virtual e depois “navegassem” por um ambiente virtual. Pessoas já conhecidas por apresentarem maior risco de Alzheimer, mas sem sintomas e com boas pontuações em outros testes cognitivos, tendem a ter um desempenho ruim no teste de realidade virtual. O efeito parecia muito mais forte nos homens do que nas mulheres.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados sugerem que problemas de direção e movimentação em espaços complicados podem ser um prenúncio de demência.

Fonte: Alzheimer's & Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association. DOI: 10.1002/alz.13733.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários